terça-feira, 19 de novembro de 2013

Professores-autores em rede

Elucida uma pratica de produção colaborativa com software livre,software aberto com financiamento coletivo,formas de licenciamento de produções culturais e científicas que tem uma intenção em avancem além das leis de direito autoral (copyright) vigorada em todo mundo.Na educação faço referencia aos Recursos Educacionais Aberto (REA),pensar em uma educação com cultura e telecomunicações para o desenvolvimento industrial com ciência ,fazendo articulação entre tecnologias digitais de informação e comunicação, na educação com recursos abertos, através de  políticas de banda larga que venha garantir essa conexão de qualidade para toda a população,pensar na transformação da legislação sobre o direito autoral, exigindo o fortalecimento de políticas públicas de implementação de softwares livres para pesquisa e educação, desenvolvimento de hardwares livres e abertos,para todos os tipos de arquivo digitais que circulam na rede,pensar uma educação que se baseia na criação participação e compartilhamento. 

Professores em rede: um jeito hacker de ser 

Pensar nesse professor que são personagens e autores no processo educativo, e importante a compreensão do trabalhos dos hackers e aprofundar as perspectiva de colaboração e o papel da tecnologia digitais de informação e comunicação aproximando o trabalho desse professor  pesquisador fazendo que este professor hacker desenvolva o  papel de liderança política  com essa educação sendo  capaz de produzir para mestre e alunos sejam autores. Como afirma Cleci Maraschin (MARASCHIN, 2004),

[...] autoria passa a ser função de uma operatividade reflexiva dentro de certo domínio coletivo de ações que pode ter como efeito a produção de uma diferença nessa rede de conversações. Tal como a condição de observador, o autor só existe na imanência, na recorrência, na interpessoalidade e na emocional idade. (MARASCHIN, (2004, p. 103)

Fazer da educação esse espaço para compartilhamento (seguramente facilitada e intensificada com as tecnologias digitais de computadores e internet) como possibilidade de troca ,remixar,recriar através de  recursos educacionais abertos a possibilidades de alunos e professores uma apropriação de recursos oferecidos pela tecnologias digitais de informação e comunicação na rede como produtores de conhecimento e cultura que vai buscar nas  políticas públicas que pense na formação desses professores que compartilhe conhecimento coletivo para descobertas e aprendizados para romper com a individualidade dentro de uma organização colaborativa favorecendo ideias e culturas distintas, de  produção, é pensar em ciência,tecnologia,cultura e educação na perspectiva de distribuição de conhecimento,na busca de superação como forma de perceber e relacionar ambiente e cultura.

Pensar em recursos educacionais abertos, na emancipação de cada individuo como processo permanente da criação numa necessária transformação da sociedade que vem exigindo para a educação.

Veja as palavras do professor Nelson Pretto



Referência:

Nelson de Luca Pretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário