Tema de mestrado transformado em palestra pelas professoras,AdrianeLizbehadHalmanneMaria Helena Silveira Bonilla, que analisa as experiências e reflexão docente em blogs através do olhar investigativo do diários eletrônicos que vai refletir sobre,prática compartilhada buscado informações interações no campo docente dentro do processo coletivo a partir de vivencias entre as relações online e offline. Há questionamento dos blogs não como instrumento ou ferramenta que executa algo mas como uma nova forma de educação,com movimentos sociais através de mutação, interação de fatores e tendencias que atendem as necessidades do sujeito e professores que criam blogs para fins e necessidades,deixar seus registros na web sendo esse instrumento de apropriação e adaptação, sugerido como parte da formação dentro da autoria de quem escreve, quem visualiza essas informações, o público que segue,a colaboração as criticas e elogios dos escritos e a
aplicação e aceitação
de grupos de leitores
assim como os
educadores que estamos
em constante formação estão
dentro de um processo
traçado pela pesquisa que nos sujeitos vão despertar varias linguagens através dos seus escritos e ideias facilitando a informação, possibilitando a quem lê possibilidades de interação abrindo no blog um espaço para "diálogos " através de uma construção conjunta de colaborativa. A autoria vai possibilitar uma parte da população escrever sobre assuntos partido da aceitação de um grupo que submete-se a fazer a leitura, que faz parte de um pertencimento de grupo ou comunidades vigentes de círculos montados por afinidades. Os blogueiros tem o objetivo abordar determinado tema individual que vai confluindo e redefinido trajetórias individuais e coletivas do conhecimento, de saberes na forma de articulações que acontece nas escolas e se fragmenta no ensino da disciplina, cabendo ao professor-blogueiro não se envolver apenas um projeto mas alimentar vários blogs, com finalidade refletir sobre sua própria pratica ,compartilhar ideias com novas teorias de leituras para sua constante re-construção. O blog vai proporcionar, desenvolvimento da escrita do aluno e professor reafirmando uma lógica de conhecimento compartilhado e livre contextualizado e implicado com o contexto com a função social
do educador que esse educador exerce.O blog como ferramenta de articulação social da pratica significa exteriorizar pensamentos,formular ideias discutir contrapontos, está aberto as criticas,buscar formas de atuar,se expor ao outro, produzir informações e conhecimento contextualizado,sair da postura de professor passivo para atuar como educador com novas formas de expressão desses espaços para reflexão do professor resinificar a sua pratica educacional e a implicação dos blogs no contexto social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário