segunda-feira, 25 de novembro de 2013

REFLEXÕES ENTRE PROFESSORES EM BLOGS: PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES







Tema de mestrado transformado em palestra pelas professoras,AdrianeLizbehadHalmanneMaria  Helena  Silveira Bonilla, que analisa as experiências e reflexão docente em blogs através do olhar investigativo do diários eletrônicos que vai refletir sobre,prática compartilhada buscado informações interações  no campo docente  dentro do  processo coletivo a partir  de vivencias entre  as relações  online e  offline.   Há questionamento dos  blogs não como instrumento ou ferramenta  que  executa algo mas como uma  nova  forma de educação,com movimentos  sociais através  de mutação, interação  de  fatores  e  tendencias  que atendem as necessidades do sujeito e professores  que  criam   blogs para fins e necessidades,deixar seus registros na web sendo esse instrumento de apropriação e adaptação, sugerido  como parte da  formação dentro da  autoria  de quem escreve, quem visualiza essas  informações, o público que  segue,a colaboração  as criticas e elogios  dos  escritos e a  aplicação  e  aceitação  de grupos  de  leitores  assim  como  os  educadores  que  estamos  em  constante  formação  estão  dentro  de  um processo  traçado  pela  pesquisa que nos sujeitos  vão despertar  varias linguagens através dos  seus escritos  e  ideias facilitando  a informação,  possibilitando  a quem lê possibilidades  de interação abrindo  no blog  um espaço para "diálogos " através  de uma construção  conjunta  de colaborativa.   A  autoria  vai possibilitar  uma parte  da  população escrever sobre assuntos  partido  da aceitação  de um grupo que submete-se  a fazer  a leitura, que  faz  parte de um pertencimento  de  grupo ou comunidades  vigentes   de  círculos  montados  por  afinidades. Os blogueiros tem  o objetivo  abordar  determinado  tema  individual que vai  confluindo  e redefinido  trajetórias  individuais  e coletivas do conhecimento, de  saberes  na  forma de articulações que acontece  nas  escolas e  se  fragmenta no  ensino  da disciplina, cabendo  ao  professor-blogueiro  não se envolver  apenas  um projeto mas alimentar  vários  blogs,  com  finalidade refletir  sobre sua própria  pratica ,compartilhar  ideias com  novas  teorias  de leituras para sua constante re-construção.   O blog vai proporcionar, desenvolvimento da  escrita  do  aluno e  professor  reafirmando  uma lógica de  conhecimento compartilhado e livre contextualizado e  implicado com o  contexto   com a  função  social  do  educador que  esse  educador  exerce.O blog como ferramenta  de articulação social da pratica significa exteriorizar pensamentos,formular ideias discutir contrapontos,  está  aberto as criticas,buscar  formas de atuar,se expor ao outro, produzir informações e conhecimento contextualizado,sair da postura  de professor  passivo para  atuar como  educador com novas  formas de expressão   desses espaços  para  reflexão do professor  resinificar a sua  pratica educacional e a   implicação  dos blogs   no contexto  social.      
  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário